quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.


 A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO





O currículo pode ser pensado como processo, como historicidade, como movimento, como produção participada. Embora possamos projetar o seu fim, não podemos saber antecipadamente se ele será alcançado. O currículo é percurso de busca que deve ser sempre questionado e reavaliado. Para que e para quem serve mesmo esse currículo?

O currículo está diretamente ligado ao projeto político pedagógico da escola, a sua cultura, sua identidade que por sua vez envolve as intenções do educador, seu conhecimento a respeito dos conteúdos que pretende desenvolver, seus objetivos pedagógicos, o entendimento da realidade na qual atua, considerando as necessidades e expectativas de seus alunos, a estrutura escolar, entre outras coisas.

O currículo deve ser proposto a partir de um plano de trabalho em que sejam identificados os conhecimentos, competências e habilidades dos alunos.

Isso pode ser identificado através dos registros digitais de suas produções e diálogos com os colegas, professores e das informações que trazem. Esses registros dão indícios da maneira de pensar, das expectativas, necessidades e potencial de aprender dos alunos que auxiliam a atuação do professor para que estabeleça um currículo que faça parte do universo de significados dos alunos.

As tecnologias contribuem na construção de uma via colaborativa, possibilitando a criação de uma rede eficaz de comunicação entre as escolas e com outros espaços extra-escolares, abrindo-as ao exterior. Assim, professores e alunos podem, não só, desenvolver interações satisfatórias entre si, mas também, cada escola e ou cada um de seus membros, estabelecer relações plurais e colaborativas com outras escolas, com colegas, com peritos ou instituições diversas.


No decorrer do desenvolvimento do trabalho percebi o grande interesse dos alunos em realiza-lo, foram bastante receptivos a nova proposta, facilitando assim o processo de aprendizagem.

Houve uma boa interação das turmas com o projeto por que ele visava algo interessante e que era do interesse deles (filmes e músicas). As atividades propostas fazem parte sim do nosso currículo, porém foram realizadas de forma mais dinâmica a fim de chamar atenção dos nossos alunos e deixar um pouco de lado as aulas cansativas dentro das salas de aula.


Sendo assim podemos dizer que obtivemos sucesso no projeto já que conseguimos concretizar as propostas do currículo de forma dinâmica e estimulando ainda mais a aprendizagem e conhecimento de mundo dos nossos alunos.




Atividade 3.5.: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário