quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.





I FESTIVAL DE MÚSICA INGLESA







INTRODUÇÃO


         A vida de uma pessoa pode ser marcada por uma simples música que toca nas rádios, nas novelas e nos filmes que assistimos ao longo de nossa vida, e para cada situação vivida uma canção sempre marca nossos corações.
         Muitas vezes nós a ouvimos e nos deparamos com lembranças de momentos inesquecíveis vividos na época em que esta fez sucesso, e com os filmes acontecem o mesmo, você se identifica com sua trilha sonora, enredo e até mesmo com seus artistas.
       Devido à enorme dificuldade que nossos alunos têm ao utilizar a fluência em Língua Inglesa, nos propusemos a tentar saná-las, por meio de um concurso musical, desta forma repassamos aos nossos alunos conhecimento e incentivo em falar em Inglês, e deste modo, com o aprendizado da língua já desenvolvido, aperfeiçoaremos o uso desse aprendizado na matéria em foco para que tenham excelência no aproveitamento das atividades escolares e outras do cotidiano em que a Língua Inglesa seja um recurso.
           Todos sabem o quanto saber uma segunda língua está em foco nesses tempos de globalização, e nós na função de formadores do futuro temos como objetivo de trabalho preparar nossos alunos para mundo que os espera criando assim um novo perfil capaz de se adaptar a exigência da sociedade atual. Vimos então em um concurso musical a oportunidade perfeita para colocar em prática esse trabalho de formação.
           Com o intuito de contribuir com a formação acadêmica, social e cultural de nossos alunos realizamos no CEM Dona Filomena Moreira de Paula o I Festival de Música Inglesa cujo tema é “Os Grandes Clássicos Do Cinema”.

CRONOGRAMA:

O tempo de duração do Projeto I FESTIVAL DE MÚSICA INGLESA será de um bimestre, com o período compreendido entre a formação dos grupos até a apresentação final. (Aproximadamente dois meses)


OBJETIVOS:

Objetivo Geral

O projeto “Os Grandes Clássicos do Cinema” visa proporcionar aos participantes conhecimentos sobre Língua Inglesa assim como conhecimentos sobre cinema e música, para que através deste trabalho os mesmos possam atuar com competência, autonomia e dignidade na comunidade em que estão inseridos.

Objetivos Específicos


  • Fazer o aluno utilizar a Língua Inglesa com autonomia;
  •  Ampliar o conhecimento de mundo por parte do aluno;
  •  Desenvolver a criatividade e o trabalho em grupo;
  •  Desenvolver o senso de investigação utilizando a internet como meio facilitador;
  •  Ampliar a participação dos pais e da comunidade na escola;
  • Contribuir para a redução da repetência e da evasão escolar.

RECURSOS:

Utilizamos:

Internet, data show, aparelhos de som, microfones, programas para criação e edição de vídeos, figurinos adequados. Estes sites abaixo foram de suma importância para pesquisa.







Programa Ares, que funciona para fazer download de vídeos, músicas e filmes da internet.

ATIVIDADES PROPOSTAS:

Nossos alunos realizaram o trabalho em três etapas:

1º - Elaboração de Projetos dos filmes escolhidos, tendo como base as regras da ABNT. Eles utilizaram essencialmente a internet para as pesquisas. Nessa etapa eles pesquisaram sinopse, viram vídeos sobre o filme, baixaram o filme para maior entendimento do mesmo, para então obterem todo conhecimento necessário para execução do trabalho proposto.

2º - Defesa do projeto, tendo como público professores e colegas de outras turmas. Para essa defesa foi exigido que fizessem slides e vídeos para apresentação dinâmica do trabalho realizado.

3º - Culminância com apresentação artística feita através da dança, teatro e principalmente do canto.


AVALIAÇÃO:

           A avaliação do projeto escrito e da defesa do mesmo foi feita pelos professores/coordenadores (Profª Alynne e Profº Luís) visando a elaboração e participação da turma avaliada.
           Já a avaliação da apresentação artística foi feita pelos professores/coordenadores e júri convidado analisando a evolução, participação e envolvimento do grupo sob uma série de critérios.
             Todas as etapas tiveram nota atribuída a média bimestral.
         A turma que for campeã do festival recebeu um prêmio da Unidade Escolar como presente pelo esforço e bela apresentação.



















Atividade 3.3. Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário